quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Você se lembra dos CDs da AOL? Quanto acha que a empresa gastou com eles?



Muitos de nós já éramos bem crescidinhos na década de 90, mas sei que muitos leitores ainda usavam fraldas. Mesmo assim há uma grande possibilidade de você se lembrar dos famosos CDs da AOL (América On Line). Tais CDs, famosos não só no Brasil mas no mundo todo, continham um programa de instalação de vários utilitários da empresa, inclusive seu discador. Também houve serventia como decoração de raios de bicicleta, disco ao alvo, porta-copos, etc.

Mas quanto a AOL gastou com a distribuição e envio por correio de tantos CDs? O co-fundador da AOL, e antigo CEO, Steve Case, respondeu à esta questão recentemente. A resposta, em suas palavras, é "muito" dinheiro: "eu não me lembro do gasto total, mas me lembro no início de 1990 que nosso objectivo era gastar 10% da receita vitalícia para conseguir um novo assinante. Naquela época, eu acredito que a vida média dos assinantes foi de cerca de 25 meses, e a receita era de cerca de 350 dólares, então gastamos cerca de 35 dólares para a aquisição de assinantes."

O antigo chefe de marketing da empresa, Jan Brandt, disse por sua vez números mais precisos: "mais de 300 milhões dólares :-) Em um ponto, 50% dos CDs produzidos em todo o mundo tinha um logotipo da AOL nele. Estávamos aderindo a novos assinantes à taxa de um a cada seis segundos."

Como era de se esperar, apesar de não funcionar muito bem no Brasil, a estratégia da empresa até que deu certo no mundo em geral. A AOL tinha cerca de 200 mil assinantes em 1992, e pulou para 25 milhões em 2002, anabolizando a capitalização da empresa de 70 milhões de dólares para 150 bilhões. E o sucesso foi diminuindo na era pós modem discado, e mais ainda após fusão com a Time Warner. Vale lembrar que a AOL foi desmembrada dessa última há pouco mais de um ano.

0 comentários:

Postar um comentário