sábado, 13 de março de 2010

redes sem fio através de LEDs azuis



Depois desta invenção, o roteador Wi-Fi não é mais a única maneira de se conectar à uma rede sem fios: lâmpadas em torno de sua casa poderão fazer o mesmo. Esta é a novidade de um grupo de pesquisadores alemães, do Instituto Fraunhofer de Telecomunicações, liderado por Jelena Vučić.

A equipe desenvolveu uma maneira de codificar os sinais de rede sem fio na frequência visível das lâmpadas LED. A tecnologia resultante oferece velocidades menores que os sinais Wi-Fi convencionais, mas possui os benefícios de oferecer muito menos interferência, bem como maior proteção contra hackers.

A forma como a tecnologia funciona é interessante: as luzes piscam, dentro de um ambiente fechado, a uma velocidade tão rápida que, para o olho humano, a luz se torna constante: a taxa de modulação é milhões de vezes mais rápido do que o que pudemos ver. Isso significa que as redes sem fio em sua área não interferirão em nada, já que a luz não atravessa paredes, e os hackers não poderão conectar à sua rede, já que não poderão ver a luz em que o sinal sem fio está codificado.

Lâmpadas incandescentes e fluorescentes não são indicadas para esta tecnologia, uma vez que não piscam rápido o suficiente, enquanto os LEDs sim. Quando todos os comprimentos de onda são filtrados pelo azul, uma taxa de download de até 240 megabits por segundo pode ser alcançada.




Fontes:
http://www.sciencedaily.com/releases/2010/03/100309151503.htm
http://www.popsci.com/technology/article/2010-03/future-wireless-...
http://www.geek.com/articles/news/researchers-discover-way-to-e...

0 comentários:

Postar um comentário