segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O que é o Software Livre

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. (wikipedia)
Richard Stallman já disse “liberdade de expressão e não cerveja grátis“. Logo um software livre não quer dizer grátis, mas que o mesmo respeita 4 liberdades básicas.

As quatro liberdades básicas do Sotware Livre

  • A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n.º 0);
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n.º 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  • A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);
  • A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

Software Livre é gratis?

Apesar de haver muito mais software livre gratuito, não quer dizer que tem de ser. Não deveria haver a confusão, já que a mesma só deveria existir em inglês, onde Free Software pode ser software livre ou software gratis.
Como exemplo de software livre que não é de graça, temos distribuições como Red Hat, que é voltada para empresas e servidores. Logo nem todo software livre é gratis. E no caso da Red Hat a licença é anual.

Segurança no Software Livre

Costuma-se dizer que no Software Livre o sistema e programas são mais seguros e estáveis. O motivo para isso é que os projetos são vistos por diversas pessoas, diversos programadores. Logo há uma construção colaborativa que permite um código bem auditado em busca de segurança, melhoria, estabilidade.
Um adendo, em geral as distribuições são seguras devido a implementações de permissão de acesso. Entre as implementações estão chmod, chattr, SELinux (usada no Fedora e outras distros). Logo um programa malicioso, ou vírus para ter um efeito no Linux como no Windows teria que ter permissão de execução e por padrão causaria dano apenas ao usuário que foi atingido e não ao sistema. Logo essa falácia de dizer que é seguro porque é pouco usado e os hackers não tem interesse não faz sentido.

Quem faz o Software Livre

Há grandes empresas por trás do Sotware Livre, bem como colaboradores que usam seu tempo livre para ajudar. Em uma pesquisa feita no Kernel, viu-se que os maiores colaboradores estão em empresas que investem dinheiro, pagam desenvolvedores para isso, entre as empresas há, Red Hat, HP, IBM e outras. E o que essas empresas ganham em troca de ajudar tanta gente? A si, afinal todos ajudando em projetos úteis como Kernel, GNOME, ajudam a todos os usuários.

0 comentários:

Postar um comentário