De acordo com a Arbor Networks, o Google é responsável por cerca de 6,4% de todo o tráfego de dados na Internet. Em 2007 ele tinha chegado à marca de 1%, crescendo radicalmente de lá para cá. O tráfego na internet continua aumentando a todo instante, é claro (estimativas falam entre 40 e 45% ao ano), mas o Google supera a média.

Se ele fosse um provedor de internet (ISP) seria um dos maiores do mundo, mais precisamente o segundo - no ramo dos tier 1 - considerando os dados trafegados. A pesquisa da Arbor envolve cerca de 110 grandes ISPs ao redor do mundo. O número de 6,4% se dá considerando todos os serviços do Google juntos. Não foram divulgados detalhes individuais dos serviços medidos, mas boa parte disso tudo deve ser do YouTube - nada pesa tanto como os vídeos na web, onde são transferidos centenas e centenas de MB para um mesmo usuário, perto de insignificantes KB (ou poucos MB) de algumas pesquisas no site do Google. Mas não se esqueça que o grupo tem centenas, talvez milhares de serviços, incluindo hospedagem de imagens e blogs gratuitos que também devem ter uma parcela considerável.
Ainda segundo a empresa do estudo, a participação do Google deve crescer ainda mais considerando o Google Global Cache (GGC) e eventuais erros nas medições, indo dos 6,4 para de 8 a 12%.
Algo que facilita a operação disso tudo são as ligações diretas entre o Google e alguns ISPs, tendo ligações com cerca de 70% deles - normalmente só ficam de fora os próprios tier 1 e alguns órgãos.
Para quem já achava o império do Google grande, a informação de comandar cerca de 6,4% do tráfego global na internet coloca a empresa numa posição maior ainda.

0 comentários:
Postar um comentário