quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Não caia na armadilha das mortes de famosos


Você já recebeu algum e-mail sobre o falecimento de Madonna ou de Brad Pitt? Ou a respeito de algum acidente automobilístico envolvendo o jogador Ronaldinho?


Essas mensagens podem assustar algumas pessoas, ou parecer apenas papo furado para outras, mas a verdade é que elas estão se espalhando pela web para disseminar malwares.


A Symantec alerta para e-mails que, através de códigos HTML ou arquivos anexos em formato ZIP, espalham várias ameaças. Entre elas, está o Trojan.Zbot, relacionado à botnet Zeus, com a função de roubar informações confidenciais do computador infectado.


Utilizar nomes de celebridades no assunto dos e-mails desperta a curiosidade dos usuários. Entre as escolhidas, estão Beyoncé, Brad Pitt, Madonna, Tom Cruise, Tiger Woods, Jennifer Aniston, Bon Jovi e Miley Cyrus, por exemplo. No geral, as mensagens noticiam a morte de uma delas na queda de um avião que se aproximava do aeroporto e trazem arquivos anexos que, supostamente, ofereceriam mais informações. No entanto, o documento traz, na verdade, códigos maliciosos.


De acordo com a companhia, com esse tipo de ataque, o número de e-mails spam com arquivos ZIP anexados dobrou nas últimas semanas e a tática tem funcionado, já que os spammers usam técnicas de engenharia social para convencer e enganar os internautas.


A Symantec recomenda que os usuários evitem abrir qualquer tipo de documento ou link enviado por pessoas desconhecidas, não respondam esse tipo de mensagem suspeita e instalem soluções de filtragem de spam, além de manterem seus softwares de segurança sempre atualizados.

0 comentários:

Postar um comentário