terça-feira, 24 de agosto de 2010

Feliz aniversário, Windows 95!

Há exatos 15 anos, nascia um sistema operacional considerado revolucionário para a sua época: o Windows 95, marcando a popularização dos computadores pessoais nos anos 90.

O novo sistema operacional da Microsoft trazia grandes avanços, especialmente em relação à interface gráfica, em relação ao seu predecessor, o Windows 3.1 e ao DOS, baseado somente em texto.



Foi o advento do Menu Iniciar, do sistema “plug and play” (que nem sempre funcionava como o esperado) e do clássico fundo de tela com aquela cor característica. O sistema era o companheiro ideal para os novos Pentium equipados com os kits multimídia que tornavam-se mais baratos no Brasil e marcou o contato de muita gente com um computador pela primeira vez.



O lançamento do Windows 95 foi extravagante, com direito a um comercial com a música "Start Me Up" dos Rolling Stones, em referência ao Menu Iniciar (Start), apenas parte de uma campanha publicitária que custou mais de US$300 milhões para a companhia, ainda sob o comando de Bill Gates.


     
Para instalar o sistema, era preciso, no mínimo, uma CPU Intel 80386 DX (o popular PC 386) de qualquer velocidade, 4MB de memória RAM e 120MB disponíveis no disco rígido. No entanto, para assegurar a produtividade e estabilidade da máquina, o recomendado era um 486 ou superior com pelo menos 8MB de RAM.

0 comentários:

Postar um comentário