sábado, 10 de abril de 2010

Qubes OS: um sistema aberto, com foco na segurança


O número de distribuições Linux e outros sistemas operacionais de alto nível para desktops estão aumentando, disso não se tem dúvida: onde antes reinavam apenas Windows e Mac Os X, hoje temos famosas distros Linux, como o Ubuntu, além do Google Chrome, etc. Mas outro sistema está sendo construído com o foco na segurança: o Qubes OS. Os três componentes principais do SO são o Xen, o X Window System e o kernel Linux, como afirma a página oficial. Aparentemente baseado no Fedora, a meta da equipe é fazer o SO rodar aplicativos Windows também, em breve.


Segundo os desenvolvedores, o Qubes OS foi concebido para fornecer ao usuário um ambiente ultra seguro para os desktops, graças ao isolamento que o sistema cria com tecnologias de virtualização. Em um sistema operacional típico você espera que o SO opere como uma peça única de software, com vários processos integrados. No Qubes OS o mesmo acontece, mas diferentes componentes do sistema são isolados em máquinas virtuais. Por exemplo, se o subsistema responsável pela rede falhar, o restante do sistema não sofrerá impacto algum.



O isolamento se estende a todas as partes do SO, até mesmo nos aplicativos a nível de usuário e áreas de trabalho. O usuário poderá criar uma máquina virtual separada para fazer compras online, acessar o banco, ou até criar documentos. Se, durante suas compras, por exemplo, algum código malicioso (como um vírus, no Windows) porventura consegue ter acesso à sua máquina (o que já é difícil), o seu acesso bancário não será afetado de forma alguma.


Para o usuário, na interface não há muita diferença para um SO "normal", e o Qubes OS ainda possui suporte ao copiar/colar e fazer transferência de dados entre os aplicativos, mesmo estando em máquinas virtuais diferentes.

O Qubes OS, ainda em desenvolvimento, na versão alpha, e não recomendado para o dia-a-dia, pode ser baixado aqui.


0 comentários:

Postar um comentário