terça-feira, 6 de abril de 2010
Google faz Quake II rodar no navegador, com HTML 5 e WebGL
O grupo de trabalho do projeto WebGL, da Khronos, está ativo a pouco mais de um ano, e já vemos frutos de seu trabalho. O pessoal do Google atualizou o blog oficial Google Web Toolkit Blog com novidades acerca do HTML 5, e um port baseado em WebGL do Quake II, que roda dentro do navegador.
Chris Ramsdale, funcionário do Google, ofereceu algumas informações sobre os bastidores da novidade: "começamos com a porta existente Jake2 Java do motor de Quake II, em seguida, usou o Google Web Toolkit (juntamente com WebGL, WebSockets, e um monte de refactoring) para cross-compilar em Javascript. Você pode ver os resultados no vídeo acima - nós estávamos honestamente um pouco surpreso quando vi empurrando mais de 30 frames por segundo em nossos laptops (sua milhagem pode variar)!"
Esse não é o primeiro Quake a rodar em um navegador, afinal o Quake Live, próprio da série, está acessível ao público desde fevereiro de 2009. Entretanto, o jogo requeria um plugin específico que rodava somente no Windows no início, contendo código pré-compilado do jogo. Por outro lado, o port do Quake II feito pelo Google usa bibliotecas abertas, e já roda na última versão de desenvolvimento do Chrome para Windows, Mac OS X e Linux.
O Google ainda não liberou um link para uma versão pré-compilada do port. O blog onde foi publicado o anúncio só dá instruções a desenvolvedores que desejam compilar o código por conta própria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário