segunda-feira, 5 de abril de 2010

Formato BDXL permitirá discos Blu-Ray de 128 GB


A associação do disco Blu-Ray, "Blu-ray Disc Association", revelou novas versões do seu padrão de armazenamento óptico, superando o atual limite de 50 GB da versão atual do disco. O BDXL afirma que a opção de ter três ou quatro camadas poderá permitir até 128 GB de capacidade em um disco gravável. A capacidade extra será destinada a profissionais da área de vídeos e outros que necessitam de grandes quantidades de armazenamento removível. Os discos regraváveis poderão chegar a 100 GB.

Um formato secundário, o Intra-Hybrid Blu-ray Disc (IH-BD), oferecerá aos usuários uma maneira de customizar um disco, mas mantendo alguns dados permanentes. Uma das camadas de 25 GB serão uma superfície BD-RE que poderá ser regravada, e uma segunda será somente leitura. Um aplicativo, jogo ou um filme com conteúdos especiais poderão assim terem arquivos customizados no disco.

Vale lembrar que as unidades Blu-Ray atuais são fisicamente incapazes de ler além da primeira camada, ou de chavear entre os diferentes camadas com diferentes tipos de discos, tanto o BDXL quando o IH-BD necessitarão de novos drives, que podem reconhecer ambos os formatos. As especificações oficiais dos novos padrões chegarão aos fabricantes dentro de alguns meses, resultando em novos drives pouco tempo depois.

Membros da associação incluem fabricantes e integradores de PCs como Apple, Dell e HP, bem como fabricantes de drives em específico, como LG, Pioneer, Samsung e o criador do Blu-Ray, a Sony.

0 comentários:

Postar um comentário