Muitos usuários aqui no blog devem ter passado, passam ou talvez passem por esta fase "O Técnico da Família".
Sabe aquela pessoa que é chamada para fazer qualquer coisa que envolva ferramentas? Aquele filho que a mãe sai contando pra todo mundo que ele sabe tudo de computadores? Ou aquele cara que os amigos vivem chamando de "Hacker" ou NERD?
Pois então, se você passa ou já passou por isso, sabe do que estou falando. Nós passamos vários anos estudando, fazendo cursos, universidades sendo autodidatas para quem sabe um dia ter um futuro promissor. Mas no inicio desta caminhada e deste aprendizado nós precisamos testar, ter convivência com os problemas que serão enfrentados no futuro, uma simples bancada de teste em um cursinho de montagem e manutenção de micros não irá dar base para você trabalhar como técnico de informática é preciso muito antes disto, ter algumas "Cobaias". Mas qual ser - humano “lúcido” irá deixar um garoto de 14 anos de idade desmontar seu computador para identificar um possível problema? Resposta, a sua mãe, o seu pai, o seu tio, a sua irmã ou um amigo muito próximo e que confia realmente em você.
Com o passar dos anos, você vai ganhando confiança e a freguesia, além de ir aprendendo com os erros, lembrem-se sempre de olhar a tensão da fonte se está em 220 ou 110 volts, e certifique-se da tensão da tomada (antes de ligar o equipamento na tomada, rs...). Talvez você faça algo de errado e acabe tendo que tirar do seu bolso o reparo do computador de alguém, isto é normal de acontecer no inicio.
Todo técnico que se preze tem as suas próprias ferramentas, atender um cliente e ter que pedir uma ferramenta emprestada não é algo que o cliente irá ver com bons olhos. Faça um kit contendo as principais, chaves de fenda, Philips, de teste, usem um multímetro de marca conceituada e certificada pelo Inmetro não compre aqueles de camelo e não leve suas ferramentas em uma sacola ou um saco de tecido, use uma caixa adequada.
Cobre sempre pelos seus serviços, pois durante seu aprendizado você teve muitos gastos, alimentação, transporte, cursos, horas e horas na frente do computador enchendo seu cérebro com toda a radiação transmitida por eles destruindo com a sua visão, então já coloque na conta os óculos de grau (e eu que achava que nunca iria usar rs...). Outro fator importante na cobrança é a intimidação aos “XATOS”, quem aqui nunca se arrependeu de ter feito um trabalho de graça pra alguém? Provavelmente esse alguém fez algo de errado, ou apareceu um novo problema e começou a incomodar você, praticamente obrigando a você concertar outro problema que não tinha nada haver com o anterior, parece que para algumas pessoas quando você faz o trabalho de graça você tem mais obrigação de corrigir do que se tivessem sido cobrados.
Para aqueles que estão começando deixo aqui algumas recomendações que julgo necessárias para quem for trabalhar como técnico de informática:
1 - Tenha certeza do que está falando, nunca invente ou aumente quando estiver discutindo um possível problema ou uma característica de uma placa por exemplo.
2 - Se não sabe como fazer não faça, procure orientações em fóruns e na internet em geral.
3 - Procure sempre utilizar os termos corretos, não use voltagem e sim tensão, não use amperagem e sim corrente e assim com os demais.
4 - Seja organizado ao montar um computador, pense na circulação de ar, em possíveis danos causados por um fio batendo em alguma FAN, um possível mau contato entre outros (você deve montar computadores com prazer e não por obrigação, alias procure trabalhar em algo que lhe de prazer, pois tudo que você faz obrigado na maioria das vezes não fica bom).
5 – Não use facas de cozinha, a ferramenta mais estranha, mas também muito utilizadas são as facas de cozinha, compre um bom estilete ou use um alicate de corte, saber usar as ferramentas adequadas melhora a impressão que o cliente terá de você e facilitará seu trabalho.
6 - Cobre pelo seu serviço, e tente fixar um preço mesmo que seja para os amigos (só não vão cobrar dos seus pais e dos seus familiares mais próximos, mas se for um primo de longe pode dar um desconto, rs...).
7 - Pratique exercícios, jogue bola, não deixe os sábados e domingos de sol para ficar em casa no computador e deixar a praia de lado (a não ser que você tenha que entregar o TCC na próxima segunda ou algum outro trabalho, rs...).
8 – Seja sempre humilde e reconheça os seus erros quando acontecerem, e jamais tente enganar o cliente, pois um cliente mal atendido será porta voz para todas as pessoas que ele conhece, assim como o contrário, um cliente bem atendido poderá ser um grande cartão de visita.
9 – Sempre tente manter o cliente atualizado sobre o problema, se por acaso demorar mais do que previsto, informe-o pois o mesmo irá gostar de saber que voce está dando importancia ao seu equipamento, NUNCA deixe o cliente sem noticias isto causa uma impressao negativa quanto ao serviço realizado.
10 – Faça uma pesquisa de campo, ou seja, ligue para seus clientes regularmente para saber se esta tudo bem com seu equipamento, pois ao mostra-se interessado em saber se esta tudo bem, o cliente vai chama-lo com certeza, pois terá confiança no seu serviço. ( Mas nao fique perturbando o cliente, ligue 1 ou 2 veses no máximo a cada 3 meses, tempo para que o computador volte a precisar de uma limpezinha ;P ) se possivel ofereça sempre uma manutençao preventiva a cada 6 meses.
Estas 10 dicas , me ajudou muito a tornar meu serviço mais profissional e com muito mais qualidade, hoje tenho uma pequena empresa no ramo de tecnologia, e sou bem conceituado em minha cidade.
A todos aqueles que são e que estão começando nesta carreira, queria deixar como sugestão o estudo de áreas mais focadas em outros nichos, como, programação, virtualização, servidores, segurança, projetos, etc., a área de manutenção de hardware infelizmente hoje em dia não é bem paga em relação às áreas especificas, deixo claro que é uma opinião própria de quem tem hoje a manutenção como um hobby, mas que já trabalhou muito tempo apenas com manutenção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Oi.
ResponderExcluirFico orgulhosa por ver seu progresso, seu conhecimento e principalmente aquilo que você tem feito com o seu talento.
Tô sempre na torcida de sua caminhada de sucesso e meu afeto e minha crença sempre foram pela sua superação. E sei que você ainda vai muito mais longe.