quarta-feira, 17 de março de 2010

IE9 não rodará no Windows XP



Mais uma sobre o Internet Explorer 9: ele só irá rodar no Vista com SP2 ou Windows 7. Ou seja, usuários do consagrado Windows XP ficarão de fora.

A Microsoft revelou isso na mesma conferência Mix 10, onde lançou o "platform preview". O motivo, segundo a empresa, é técnico; mas poderá influenciar para vários usuários mais leigos abandonarem o XP de vez (claro, vendendo assim uma licença do 7).

Devido a renderização da página usando Direct2D, com aceleração por hardware, o IE9 não terá como rodar no XP. Não está nos planos da MS fazer um "modo de compatibilidade" que não use a aceleração. O Direct2D em questão foi projetado para o Windows 7 e aplicado como atualização no Vista (por meio do Service Pack 2). A MS ressalta que o XP é um sistema velho, de 2001, e a web e os sistemas evoluíram muito de lá para cá, de forma que é difícil suportar algo antigo.

O problema é que o XP até pouco tempo era vendido com computadores novos. Na verdade ainda é: não é difícil encontrar netbooks e computadores em lojas de varejo por aqui (que não são de informática) com XP. A vida útil do sistema poderá ser mais curta, talvez "forçando" um upgrade precoce (para quem depende do IE, se alguns sites só funcionarem bem no novo).

Não precisamos criar tanto pânico com relação a isso, a adoção do Windows 7 vai indo num ritmo bom e uma hora ou outra o XP iria "acabar" mesmo. O ruim é se grandes desenvolvedores de sites fizerem páginas interativas que só funcionem com o IE9 ou fiquem lentas nos outros navegadores (devido a falta de aceleração gráfica via hardware). Assim quem tem XP se sairia prejudicado. Como o IE9 pretende abordar mais os padrões sem muita enrolação, é de se imaginar que tudo o que funcione nele funcionará da mesma forma nos outros, ficando a escolha do navegador apenas por questões de preferências pessoais. Tomara que assim seja.

0 comentários:

Postar um comentário