O Scareware, um falso software antivírus, pode tornar-se o o golpe on-line que mais cause prejuízos este ano, resultando em perdas financeiras e danos significativos aos computadores dos usuários.
A previsão é do McAfee Labs, que constatou um aumento de 600% na quantidade de Scareware no decorrer dos últimos dois anos e um aumento de 400% nos incidentes relatados nos últimos 12 meses.
Conforme a McAfee, o Scareware é um dos mais predominantes, perigosos e sofisticados golpes on-line já criados, fazendo aproximadamente um milhão de ataques por dia em todo o mundo. A estimativa da companhia é que os cibercriminosos lucrem mais de US$ 300 milhões no mundo todo aplicando golpes nos usuários que instalam o Scareware em suas máquinas.
"É assustador. Eu vi uma janela pop-up dizendo que meu computador estava com vírus e eu só consegui pensar em tudo o que poderia perder", disse Stevie Wilson, uma vítima do Scareware, editora de moda e moradora da cidade de Los Angeles. "Era idêntico a um programa de segurança legítimo. Então, eu digitei as informações do meu cartão de crédito para garantir minha proteção. Porém, depois de perder muito dinheiro e muito tempo, percebi que havia entregado meus dados financeiros aos criminosos", lamenta.
"Mesmo os usuários mais experientes são alvos de ataques de ameaças on-line, já que os cibercriminosos se tornaram mais sofisticados", afirma Jeff Green, vice-presidente sênior do McAfee Labs. Para manter as pessoas informadas, a McAfee criou o portal Alerta de Ameaças aos Consumidores (Consumer Threat Alert), que usa tecnologias da empresa e informações internas coletadas pelo McAfee Labs para deixar os usuários a par das ameaças on-line mais recentes e perigosas.
Quem quiser receber as notificações sobre as ameaças, em inglês, pode se inscrever no endereço: www.mcafee.com/consumer-threats-signup.
Além da notificação por e-mail, as atualizações serão publicadas no blog http://www.mcafee.com/consumer-threats-blog.

0 comentários:
Postar um comentário